Retrospectiva DE LUIZ HUMBERTO CARVALHO 23/07 às 19h

CARD

 

Você é o nosso convidado para prestigiar as criações do artista plástico arquiteto  Luiz Humberto Carvalho, coautor do monumento a heroína Maria Quitéria, em Feira de Santana, em parceira com Juraci Dórea e outras obras de estilo único, vanguardista e irreverente em várias cidades brasileiras. Esta exposição faz parte das comemorações dos 23 anos do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira e dos 14 anos da FUNTITEC.

Luiz Humberto é natural de Feira de Santana e foi no colégio que começou a desenvolver as habilidades de desenho e decidiu que seria arquiteto. Ele já desenhava por intuição  na época do colégio, era aficionado por histórias em quadrinhos da Disney e da Turma do Lulinha, e inspirado por eles, desenvolveu o hábito do desenho. Entrou na Faculdade de Arquitetura em 1969, e foi lá que se desenvolveu nos estudos de composição artística e da teoria do equilíbrio gráfico. Hoje, desfruta de sucesso profissional e tem uma relação com o trabalho tão próxima que mora literalmente ao lado do escritório. A casa em que vive, guarda um enorme acervo artístico, tem as dimensões de um galpão e é separada do escritório por uma porta. Com direito a vista para a Baía de Todos os Santos é de lá que sai os projetos, desenhos e peças que Luiz Humberto cria. Suas esculturas e desenhos são produzidos a partir de parâmetros atuais e usa materiais destinados à arquitetura. Recursos gráficos, plotter e máquinas de cortes a laser são usados para dar vida a peças exclusivas. O arquiteto foi proprietário da Galeria de Arte Múltipla, em Salvador, e foi neste período que se aproximou de artista plástico e passou a criar mais do que projetos.

Com inúmeras exposições individuais e quase quarenta anos dedicados as artes visuais Luiz Humberto vem construindo sua história de muito secesso, com competência e originalidade. (Lígia Motta)