Museus

.
.
.

Google Art Project – Fruto de uma colaboração entre a Google e 151 museus espalhados por 40 países, o espaço virtual oferece a pesquisa de amplo acervo de obras de arte com grande riqueza de detalhes. Também é possível fazer um tour virtual pelos museus cadastrados e criar suas próprias coleções de obras para compartilhar. Entre os museus brasileiros estão o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

MAM :: Museu de Arte Moderna da Bahia – Premiado pelo mais belo por do sol da cidade de Salvador, é no Solar do Unhão que se encontra o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Exposições de artistas visuais consagrados do Brasil e exterior movimentam as cinco salas expositivas do museu, inserindo o MAM no circuito nacional de arte contemporânea. O museu conta ainda com uma galeria ao ar livre (o Parque das Esculturas) e uma sala de cinema. Sedia também eventos artísticos culturais de diferentes linguagens e possui um programa permanente de ações educativas.

MAM :: Museu de Arte Moderna de São Paulo – Compondo uma coleção mais de 5 mil obras, reúne mais de mil artistas entre os mais expressivos da arte moderna e contemporânea brasileira.

Pinacoteca do Estado de São Paulo – A Pinacoteca do Estado é um museu de artes visuais, com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, é o museu de arte mais antigo da capital paulista. Atravessou seu primeiro século de atividades acumulando realizações e formou um significativo acervo, hoje com cerca de nove mil obras. Passou por uma marcante transformação assumindo-se, gradativamente, como um museu de arte contemporânea, comprometido com a produção de seu tempo, com destacada presença no cenário artístico do País.